Durante uma semana, a Casa da Música, no Porto, será a "Casa do Mário".
O compositor e intérprete Mário Laginha foi escolhido para inaugurar um novo espaço que inclui um ciclo de concertos. Será possível ouvir o músico a interpretar duas obras suas com orquestra sinfónica e com ensemble, "como solista inesperado num concerto de Bach, como líder de um dos seus trios de jazz e finalmente como programador, escolhendo alguns dos compositores com os quais mais se identifica", segundo o Jornal Público.
Ao pedirem para escolher um músico da nova geração, este escolheu Ricardo Toscano de 20 anos. O compositor defendeu que os festivais de jazz deveriam ter uma programação mais portuguesa. "Às vezes existe uma espécie de complexo qualquer de que os de fora são os especiais."
Mário João Laginha dos Santos, nasceu a 25 de Abril de 1960 e é um pianista e compositor português na área do jazz. Mas conforme é possível descobrir no seu site (www. mariolaginha.org), o jazz é a "sua casa", mas é possível encontrar um pouco de tudo na sua obra, sendo que o resultado final é "música".
Programação (Sala Suggia, Casa da Música):
12/Jul/14 às 21h00: Laginha ao Piano, com Orquestra Sinfónica do Porto. Direcção de Peter Rundel. Obras de Bartók, Bach, Laginha e Zimmerman.
13/Jul/14 às 21h00: Mário Laginha Trio, com Mário Laginha no piano, Julien Argüelles no saxofone e Helge Norbakken nas percussões.
Fontes: Jornal Público; MárioLaginha.org; Wikipédia