As Grutas de Mira de Aire (ou Gruta dos Moinhos) são as maiores grutas turísticas de Portugal. Localizadas a 15 km de Fátima e a 110 de Lisboa, são uma das 7 Maravilhas de Portugal. A extensão das grutas já chega aos 11 km, mas aos 600 m já podem ser visitadas turisticamente.
Constitui um dos mais importantes sistemas subterrâneos do Maciço Calcário Estremenho e é caracterizado por dois colectores paragenéticos fósseis, de diâmetro aproximadamente decamétrico, com afluentes e um conjunto de galerias semi-activas.
A primeira fase na evolução do sistema é representado por galerias freáticas superficiais, de pequeno diâmetro, a segunda pelo colector paragenético da Galeria Gémea, a terceira pela Galeria Grande e os seus afluentes e a última pelas galerias activas e semi-activas dos andares inferiores.
Na sequência da descoberta das Grutas, alguns dos primeiros exploradores resolveram formar em 1948, a Sociedade Portuguesa de Espeleologia - a primeira associação portuguesa do género.
Mas para além das grutas , o visitante pode saborear os sabores tradicionais no restaurante, ficar alojado na Casa da Gruta ou ir até ao Parque Aquático.
Faça uma visita virtual em http://www.grutasmiradaire.com/?link=35
Mira de Aire é uma freguesia portuguesa do Concelho de Mós, com 16,77 km2 e 3775 habitantes (2011). Passou a vila a 10 de Abril de 1933.
O território é atravessado pelo Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros.
Fontes: www.grutasmiradaire; wikipédia Fotos: internet