terça-feira, 23 de dezembro de 2014

Feliz Natal

 E pronto! Aqui está ele. Aqui está o Natal.

O M76 deseja a todos um muito Feliz Natal.

Muito frio, mas que seria o Natal sem frio? Que o digam os nossos amigos





Bonecos de neve em protesto contra o aquecimento global - Japão



sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

Cantos e Encantos

Novo fim de semana, época de Natal e o M76 vai fazer novo convite, desta vez ao "Natal em Lisboa".



Começando neste domingo e até dia 21 de dezembro esta iniciativa vai oferecer música em cinco igrejas e duas salas, desde a Baixa, Graça, Chiado, São Jorge e São Luiz.

Programação:

  • 07/12/14  - a Igreja de São Nicolau recebe o concerto d'Os Músicos do Tejo
  • 12/12/14  - o Coro do Tejo atua na Igreja de São Roque
  • 13/12/14  - concerto de o Trio Tarantela na Igreja das Mercês
  • 14/12/14  - Coro Ricercare na Igreja da Graça
  • 20/12/14 - a Igreja de São Domingos acolhe 150 músicos da Banda da Armada & Coro da Câmara
  • 18 e 19/12/14 - os grupos da Escola de Música do Conservatório visitam o Cinema São Jorge
  • 21/12/14 - a Orquestra Metropolitana de Lisboa & Coro Sinfónico Lisboa Cantat encerra o evento no São Luiz
Participe no evento e encante-se com os nossos cantos neste Natal.

terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Chegou o Natal


Já é Dezembro, já chegou o Natal. Uma das épocas mais lindas do ano.



Chove. É Dia de Natal

Chove. É dia de Natal. 
Lá para o Norte é melhor: 
Há a neve que faz mal, 
E o frio que ainda é pior. 

E toda a gente é contente 
Porque é dia de o ficar. 
Chove no Natal presente. 
Antes isso que nevar. 

Pois apesar de ser esse 
O Natal da convenção, 
Quando o corpo me arrefece 
Tenho o frio e Natal não. 

Deixo sentir a quem quadra 
E o Natal a quem o fez, 
Pois se escrevo ainda outra quadra 
Fico gelado dos pés. 


Fernando Pessoa, in "Cancioneiro"

Fonte: Citador

quinta-feira, 27 de novembro de 2014

CANTE ALENTEJANO É PATRIMÓNIO IMATERIAL DA HUMANIDADE


JÁ É OFICIAL! 
O cante alentejano, um canto coletivo, sem recurso a instrumentos e que incorpora música e poesia, foi hoje classificado como Património Cultural Imaterial da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO). 
A distinção foi aprovada, hoje de manhã, pelo Comité Intergovernamental da UNESCO para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial da Humanidade, que está reunido esta semana em Paris (França).

quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Iluminação de Natal 2014, em Lisboa


As iluminações de Natal em Lisboa são ligadas no dia 28 de Novembro

Este ano, os locais com iluminações serão "os habituais - a avenida principal da cidade, a Avenida da Liberdade, e as zonas da Baixa", incluindo o Chiado, o Rossio e o Terreiro do Paço.

No Terreiro do Paço haverá, tal como no ano passado, uma árvore de Natal.

A Câmara está ainda a "trabalhar em novidades", nomeadamente no Parque Eduardo VII,
Confirmadas estão também animações no Rossio, assim como video mapping (projecções de vídeo) e um concerto de Ano Novo no Terreiro do Paço.

As luzes vão estar acesas até ao Dia de Reis, 06 de Janeiro. 

BLACK FRIDAY, já no dia 28 de Novembro no Chiado


Está a chegar a BLACK FRIDAY, uma tradição norte-americana que começa a ganhar forma em Portugal e que só acontece uma vez por ano.

A BLACK FRIDAY decorrerá no dia 28 de Novembro, Sexta-Feira, e promove um dia de descontos exclusivos nas lojas do Chiado, assinalando o início à época de compras de Natal em grande estilo.
Este evento visa promover a atividade comercial nas ruas do baixa lisboeta.
A 7ª Edição do Black Friday , data tradicionalmente celebrada nos EUA e Canadá, vai trazer descontos significativos em praticamente todas as lojas da zona, incluindo o Teatro São Carlos, que vai oferecer 25% na aquisição de um bilhete e 50% na aquisição de 2 ou mais bilhetes para o concerto de dia 29 de Novembro.
A Livraria Ferin, Marc by Marc Jacobs, Adolfo Dominguez, INTIMISSIMI, Bairro Arte, Zara Home, Gardenia, Fnac e Apple são algumas das lojas que vão fazer descontos exclusivos nos seus produtos.
As lojas funcionarão num horário alargado (até por volta das 23h) e com muita animação dentro e fora de portas.

OS AMANTES DO CHIADO NÃO VÃO PERDER ESTA OPORTUNIDADE...

quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Campo de Flamingos sem Flamingos Trailer Oficial (2014) HD



Para este fim-de-semana, e com estreia de hoje, o M76 sugere o documentário Campo de Flamingos sem Flamingos, no Cinema Ideal em Lisboa.

A procura de um território e das suas histórias, isto foi o que fizeram o realizador André Príncipe, o director de fotografia Takashi Sugimoto e o operador de som Manuel Sá, entre setembro e dezembro de 2011, ao percorreram de caravana as fronteiras do país para fazer este documentário. O resultado, é uma viagem pontuada por encontros com pessoas e animais, assim como um levantamento da paisagem, noturna e diurna, urbana e rural, de um Portugal real pós-Internet.




quinta-feira, 13 de novembro de 2014

O cometa e a missão

Já foram anunciadores de desastres, profetas do Apocalipse, ajudantes na compreensão do funcionamento do sistema solar, já contribuíram para a formação da vida e para a extinção de vida.
Basta olhar para o rosto da lua e vê-se a sua marca, são omnipresentes, perigosos, fascinantes e errantes, são os ciganos do Universo.

Imagem da primeira luz do Universo.


Mas... apesar de tanto se saber, de tanta ajuda, a Agência Espacial Europeia (AEE - ou ESA)vai mais uma vez apelar à sua ajuda, mas invés de aguardar que venham ter connosco, decidiu fazer uma viagem de 7 mil milhões de quilómetros e ir ter com o cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko e pedir que este acolha o robot Philae, que viajou a bordo da sonda Philae.

Diagrama do sistema solar, com o Sol, as órbitas dos planetas gigantes e a cintura de Kuiper no centro e as órbitas de Sedna (a laranja) e de 2012 VP113 (a vermelho)


É que apesar de já tanto se saber acerca do nascimento do Universo, incluindo a revelação pela própria AEE da primeira luz do universo, quando este tinha a tenra idade de 300.000 mil anos (atualmente tem uns respeitosos 13,74 mil milhões de anos), a verdade é que muito se desconhece do próprio sistema solar, que em Março deste ano viu os elementos da sua família a crescerem aquando da descoberta do planeta anão 2012 VP113, para lá dos confins do sistema solar conhecido. O sistema solar pode ser dividido em três partes a contar do sol: os planetas rochosos (como a Terra), os planetas gasosos (como Júpiter), e a cintura de Kuiper (conjunto de objetos gelados, que inclui Plutão, situado além Neptuno). Para além deste limite até à descoberta do 2012 VP113 só se conhecia outro objeto do mesmo tipo em óbita solar: Sedna, planeta anão descoberto em 2003, com mil quilómetros de diâmetro.

Desta forma pretende-se através desta missão revelar alguns mistérios do sistema solar.

Mas para já ficam as primeiras imagens do cometa, a uma distância de 10 km.








Fontes: ESA, Público



quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Bem vindos KIKO!!!!


E ontem e hoje temos tido o prazer de ter connosco numa das nossas Salas de Eventos a KIKO MILANO, a principal marca italiana de cosméticos de maquilhagem e de cuidados para a pele. Produtos de beleza e tratamentos para o rosto e para o corpo de elevada qualidade, seguros e eficazes, criados para satisfazer os desejos de beleza das mulheres de todas as idades.
Tem sido um desfilar de gente carregadinha de muita alegria, simpatia e beleza... 

DESEJAMOS QUE SE TENHAM SENTIDO BEM E QUE VOLTEM!
FOI UM PRAZER RECEBER-VOS!





quarta-feira, 5 de novembro de 2014

A objectiva da revolução

Foi ainda jovem quando o italiano Stefano Pacini , nascido na Toscânia em 1956 mostrou o seu gosto pela fotografia. Diplomou-se em engenharia das minas e mais tarde obteve o grau de mestre na Faculdade de História e Filosofia, da Universidade de Florença.
Membro ativo  do Movimento "Decennio Revoluzionario e Creativo", de 66 a 77, foi no Portugal da Revolução, em 1975, que começou a fotografar, tendo-se tornado fotógrafo profissional freelancer em 1993. Foi nesta altura que fundou a "Agência Fotográfica 101", uma associação documentalista de fotógrafos e artistas de vídeo. Atualmente, gere, juntamente com Daniela Neri, a escola de fotografia "Cortei dei Miracoli" do Centro de Cultura Contemporânea, em Siena.
As suas reportagens focaram-se na revolução dos cravos em Portugal, na guerra na ex-Jugoslávia, nas condições sociais em Cuba, nos acabamentos de ciganos e no Magrebe. As suas imagens foram publicadas em diversos jornais, livros e revistas.

Até 06 de Dezembro, na Fnac do Centro Comercial Vasco da Gama, encontra-se disponível uma exposição do artista, em que as imagens digitais mostram uma reportagem realizada pelo fotógrafo, quando tinha 19 anos, aquando de uma viagem a Portugal, em setembro de 1975, onde regista acontecimentos político-sociais, ocorridos em Lisboa.



Fonte: Entrada Livre Sapo

quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Bruxas à Solta na Cidade

No passado já publicámos um artigo a falar das iniciativas dos comerciantes e outros serviços de se unirem e em determinadas ocasiões ficarem abertos e criarem iniciativas numa tentativa de revitalizar as áreas e aumentar o público. Essas iniciativas têm-se expandido, e desta vez foi a Av. Almirante Reis e a R. Morais Soares que aderiram à iniciativa. Apesar de nem todos aceitarem o desafio de A Maluquinha de Arroios (associação nascida com o objectivo de revitalizar as ruas comerciais junto à Praça do Chile) de se manterem abertos até mais tarde  e celebrarem a Noite das Bruxas, mas os que aderiram ao Halloween Night Lisbon acreditam na possibilidade de inverter a situação actual e voltar a dar brilho àquela que é uma das zonas mais comercias de Lisboa, onde se juntam diversas culturas e diversos tempos.

Entre as diversas actividades, encontra-se a eleição das seis melhores caracterizações para o Halloween, sendo o prémio um jantar.

Devido a este evento o trânsito na  Av. Almirante Reis estará fortemente condicionado entre as 19h00 e as 24h00, no troço Almirante Reis - Rua Pascoal de Melo.

Ficam todos desde já convidados!


segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Escritório disponível a partir de Dezembro...

Este escritório de 16 m2 estará à sua disposição a partir de Dezembro...


Este gabinete estará disponível para si a partir de Dezembro e pronto a funcionar, só precisa trazer seu computador e os seus papeis...

O valor do gabinete já inclui:
- Mobiliário para um posto de trabalho (mas podemos colocar mais 1 caso precisem)
(1 secretária, 1 bloco de gavetas, 1 armário, 1 cadeira rodada c/braços e 2 cadeiras de apoio)
- 1 linha telefónica já instalada, atendimento telefonico (nº. geral ou personalizado)
- Consumo de Eletricidade, Água, Ar Condicionado
- Limpeza diária
- 3 horas de salas de reuniões/ mês (não acumuláveis de mês p/ mês)
- 2 idas semanais aos correios
- Internet
- Recepção e atendimento

Porque espera?

sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Pedra e Betão

O M76 convida desta vez a um passeio no Porto, nomeadamente ao museu da Cooperativa de Produção dos Operários Portuenses.
 


Em 2013 a Faculdade de Belas-Artes da Universidade do Porto decidiu "reactivar" o complexo da Cooperativa dos Pedreiros e que no dia 25 de Outubro inaugurará a exposição Technical Unconscious, parte da efeméride do centenário da instituição, fundada em 1914 por um grupo de dez operários especializados, que se encontravam na altura envolvidos na construção da Estação de São Bento.
 

 
 
 
O grupo deixou a sua marca por toda a cidade, dizendo-se mesmo que a construiu, tendo ainda exportado trabalhadores para todo o mundo.

 
 
 
Em 1977 a Cooperativa transferiu-se para Leça do Bailio, deixando a memória na torre da Rua D. João IV, especializando-se então em revestimentos e aplicações de granitos e mármores.
 
 
 
Fonte: Público

quinta-feira, 16 de outubro de 2014

A arte do barro

Hoje iremos falar de outras tradições, que nos levam até ao Alto Alentejo, com bastante destaque Nisa.

Desta região sobressai a olaria pedrada, arte antiga que se liga ao transporte e conservação da água, mas não existem estudos que consigam definir a sua origem geográfica e temporal, o que se sabe é que este tipo de olaria se encontra nesta região do Alto Alentejo, em Estremoz (vila a 84 km de Nisa) e na região contigua da Alta Estremadura espanhola.

São usados dois tipos de barro, o barro branco e o barro preto, e ainda pode ser
usado o barro vermelho para o acabamento da peça. Na decoração, frequentemente com motivos florais, é usado fragmentos de quartzo branco proveniente principalmente da Serra de S. Miguel.

A partir da década dos anos 60 do século XX assistiu-se a uma maior procura deste tipo de olaria com objectivos mais decorativos e simbólicos do que propriamente utilitário, pois Nisa era um ponto de paragem principal para quem viajava entre Lisboa e a Beira Interior. Esta nova procura fez com que houvesse uma adaptação no tipo de peças executadas, quer na sua decoração.




quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Popeye, o marinheiro




Quem não se lembra de na juventude ter visto os desenhos animados (ou da banda desenhada) do marinheiro mais famoso de todos, Popeye, e da sua elegantérrima namorada, Oliva Palito e o seu eterno inimigo Brutus?

Agora o Marinheiro ganhou mais vida, ao passar para os palcos no Teatro Villaret, com estreia em Outubro, ficando em cena até 21 de Dezembro, todos os sábados e domingos às 11h00.


Uma peça a não perder pelos mais novos e pelos graúdos.


Personagem clássico da banda desenhada, criado a 17 de janeiro de 1929 por E.C. Segar, teve adaptação para os desenhos animados em 1933 pelos irmãos Dave e Max Fleischer. 
Em eterna proteção da sua namorada, Olívia Palito contra o rival Brutus. 
Quando come espinafres, torna-se confiante e forte, pronto para vencer qualquer desafio.


terça-feira, 30 de setembro de 2014

Leituras

O colonialismo não é certamente algo que pertence ao passado, pois este moldou a mentalidade de gerações, culturas, provocou o nascimento de novos pensares, de novos conceitos. Foi verdade para muitos europeus e foi certamente verdade para Portugal.
Quando agora se fala em Portugal, pensa-se num pequeno país à beira da Europa, com dois arquipélagos, mas não há muitas décadas atrás, era visto como algo de muito mais vasto que abrangia vários continentes e que ainda se encontra no pensar natural das gerações mais velhas.
Mas desengane-se quem pensar que só as gerações mais velhas foram influenciadas por este fenómeno, também as mais novas, filhas de colonos, e em contacto com estes. 
Hoje o intercâmbio cultural, económico e social é uma realidade entre os países colonizadores e os colonizados, tentam-se sarar feridas e tenta-se descobrir verdades. O tempo passa e os corações acalmam-se e com isso vem um reflectir mais sóbrio e incisivo.

Nesse sentido o livro "Do colonialismo como Nosso Impensado", de Eduardo Lourenço,  vem tentar fazer uma amostragem da realidade do colonialismo, não só como um acontecimento trágico, mas como algo que foi muito para além disso, como uma aventura que cobriu séculos e que se tenta apagar.


«Deste naufrágio de uma raça toda a gente se lembra, excepto os portugueses. Das epopeias que perduram neste país tão folclórico nem uma página o relembra. A História trágico-marítima é a dos portugueses devorados pelo mar e pelos autóctones. Este espantoso silêncio esconde a aventura colonial, a mais pura de toda a história. Tão pura que hesitamos chamá-la colonialista.»





terça-feira, 9 de setembro de 2014

Feira da Ladra

A Feira da Ladra é uma das feiras mais conhecidas de Lisboa e dedica-se ao comércio de velharias, objetos de segunda mão e artesanato. 

Remonta ao século XIII, provavelmente ao ano de 1272, onde se localizava no Chão da Feira ao Castelo. É já no ano de 1552 que surge a primeira notícia da realização da Feira no Rossio. 
Em 1610 aparece a designação "Feira da Ladra" numa postura oficial.
Depois do terramoto de 1755 instalou-se na Cotovia de Baixo (atual Praça da Alegria), estendendo-se pela Rua Ocidental do Passeio Público.
Em 1823 foi transferida para o Campo de Santana, onde funcionou durante cinco meses, até voltar novamente para a Praça da Alegria.



No ano de 1835 volta para o Campo de Santana até 1882, quando passa para o Campo de Santa Clara, onde funciona às terças feiras. No ano de 1903 o horário da feira é alargado passando a funcionar igualmente aos sábados.



Fonte: Wikipédia

terça-feira, 2 de setembro de 2014

As oficinas de Tróia

Tróia alberga nas suas areias o maior complexo de salga de peixe conhecido do mundo romano. Funcionou entre os séculos I d. C. e VI d. C., e chegou a ter 25 oficinas de diferentes dimensões, em que a maior ultrapassaria mil metros quadrados, com uma capacidade de produção de 463 m3.

Durante muito tempo produziu-se neste complexo conservas e o famoso garum romano (tipo de condimento muito usado na Antiguidade e exportado para várias partes do Mediterrâneo).

As ruínas estão classificadas como monumento nacional desde 1910.



A península de Tróia é uma restinga arenosa com mais de 25 km de comprimento e 0,5 a 1,5 km de largura. Situa-se no litoral da freguesia de Carvalhal, no concelho de Grândola, entre o oceano Atlântico e o estuário do rio Sado.



terça-feira, 26 de agosto de 2014

As sete saias de Nazaré

Nazaré para além da sua beleza natural, é rica em cultura e tradições (já para não falar do peixinho fresco).
Muito conhecida, é a tradição das sete saias usadas pelas mulheres locais.



Este traje local, composto por sete saias brancas e de cor, rematadas a crochet ou rendas, finalizadas em pano escocês, caxemira, tirilene plissado ou de chita azul com barra de veludo, dependendo se a finalidade é uma festa ou trabalho.



Nesta terra piscatória, emersa em lendas, as sete saias simbolizam as sete virtudes, os sete dias da semana, as sete cores do arco-íris ou as sete ondas do mar. As nazarenas esperavam os maridos e filhos, da volta da pesca, sentadas no areal da praia, fazendo com que passassem aí muitas horas de vigília.


Também há quem diga que as sete saias as ajudavam a contar as ondas do mar, e outros, que que simplesmente as ajudavam a ficar mais resguardadas do frio.


terça-feira, 19 de agosto de 2014

Festivais

Os últimos anos têm assistido a uma maior popularidade dos festivais, com um aumento nas dimensões, variedade e adesão, abrangendo Portugal inteiro.
Os festivais são uma óptima forma de descontrair, passar um bom bocado com os amigos e aproveitar os dias e noites de Verão, ouvindo e participando nas novas tendências, cujas actividades atraem os mais jovens e os não tão jovens.

O Verão já vai a meio, mas os festivais estão sempre aí. Com ofertas de todos os preços, iremos mostrar as ofertas de Agosto. É só escolher o seu.



De 20 a 24 de agosto na Figueira da Foz.
Custo*: 25 a 40 Eur.

De 20 a 23 de agosto nas margens do Rio Taboão, Paredes de Coura.
Custo*: 80 Eur.

terça-feira, 12 de agosto de 2014

Cinema Emblemático

Depois do fecho do Cinema Londres, o Cinema São Jorge continua como um dos últimos sobreviventes.

Considerado um dos cinemas mais prestigiados de Portugal, o Cinema de São Jorge localiza-se na Avenida da Liberdade, em Lisboa. Nas três salas, com capacidades que vão das 100 às 827 pessoas, é possível encontrar, para além do cinema, espectáculos de dança, teatro e outros.

O cinema mais emblemático de Lisboa, teve a sua inauguração em 1950, tendo o Projecto sido da autoria exclusiva de Fernando Silva, o qual lhe valeu o Prémio Municipal de Arquitectura em 1951.


Em exibição:

Até 24 de Agosto encontra-se em exibição no Cinema de São Jorge "Gisberta", um espectáculo comovente, baseado em factos reais. 
Rita Ribeiro interpreta a história ficcional de "Angelina", mãe da transexual "Gisberta", que foi morta de forma atroz em 2006, na cidade do Porto, que num monólogo mostra as dificuldades em aceitar a diferença do "seu menino".
De autoria do encenador Eduardo Gaspar.






Fontes: wikipédia, Público; Cinema São Jorge e Jornal de Notícias

terça-feira, 5 de agosto de 2014

Os outros portugueses

Quando pensamos em "portugueses", lembramo-nos dos homens e mulheres que habitam Portugal e, quanto muito, também dos emigrantes espalhados por esse mundo fora. No entanto, os habitantes de Portugal não se limitam à nossa espécie. Hoje iremos mostrar a fotografia de alguns dos nossos outros compatriotas.


Águia Real
Habitante das Serras do Alvão e do Marão, Alto Douro, Nordeste Transmontano, Tejo Internacional e Bacia do Guadiana.
Estado: em perigo



Abutre Negro
Habitante do Tejo Internacional e região de Barrancos.
Estado: Criticamente em perigo.