Já foram anunciadores de desastres, profetas do Apocalipse, ajudantes na compreensão do funcionamento do sistema solar, já contribuíram para a formação da vida e para a extinção de vida.
Basta olhar para o rosto da lua e vê-se a sua marca, são omnipresentes, perigosos, fascinantes e errantes, são os ciganos do Universo.
Imagem da primeira luz do Universo. |
Mas... apesar de tanto se saber, de tanta ajuda, a Agência Espacial Europeia (AEE - ou ESA)vai mais uma vez apelar à sua ajuda, mas invés de aguardar que venham ter connosco, decidiu fazer uma viagem de 7 mil milhões de quilómetros e ir ter com o cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko e pedir que este acolha o robot Philae, que viajou a bordo da sonda Philae.
Diagrama do sistema solar, com o Sol, as órbitas dos planetas gigantes e a cintura de Kuiper no centro e as órbitas de Sedna (a laranja) e de 2012 VP113 (a vermelho) |
É que apesar de já tanto se saber acerca do nascimento do Universo, incluindo a revelação pela própria AEE da primeira luz do universo, quando este tinha a tenra idade de 300.000 mil anos (atualmente tem uns respeitosos 13,74 mil milhões de anos), a verdade é que muito se desconhece do próprio sistema solar, que em Março deste ano viu os elementos da sua família a crescerem aquando da descoberta do planeta anão 2012 VP113, para lá dos confins do sistema solar conhecido. O sistema solar pode ser dividido em três partes a contar do sol: os planetas rochosos (como a Terra), os planetas gasosos (como Júpiter), e a cintura de Kuiper (conjunto de objetos gelados, que inclui Plutão, situado além Neptuno). Para além deste limite até à descoberta do 2012 VP113 só se conhecia outro objeto do mesmo tipo em óbita solar: Sedna, planeta anão descoberto em 2003, com mil quilómetros de diâmetro.
Desta forma pretende-se através desta missão revelar alguns mistérios do sistema solar.
Mas para já ficam as primeiras imagens do cometa, a uma distância de 10 km.
Fontes: ESA, Público