A Vila de Marvão localiza-se no distrito de Portalegre, sub-região do alto-Alentejo, e conta com menos de quinhentos habitantes. Esta pitoresta e tranquila vila, que se encontra rodeada por muralhas do seculo XIII e do século XVIII, situa-se no topo da Serra do Sapoio, a uma altitude de 860 metros.
É sede de um munícipio com 154,90 km² de área, e pelo censo de 2011, com 3.512 habitantes. Está subdividido em quatro freguesias. O munícipio é limitado a norte e a leste pela Espanha, a sul e oeste pelo munícipio de Portalegre e a noroeste por Castlo de Vide.
Foi concedido o título de Mui Nobre e Sempre Leal à vila de Marvão pela Rainha D. Maria II.
Os vestígios históricos da região remontam aos períodos Paleolítico e Neolítico, tendo sido encontrados inúmeros menires e antas. Assim como uma importante estação romana, em que os rochedos de Marvão eram utilizados como refúfio ou ponto estratégico militar.
No século X foi referida pelo historiador cordovês hispano-muçulmano Isa Ibn Áhmad ar-Rázi como Amaia de Ibn Maruán e Fortaleza de Amaia, fortaleza essa que em 884 serviu de refúgio ao fundador de Marvão, o rebelde muladi Ibn Marwan al-Yil'liqui, "O Galego" (morto em 889), líder de um movimento sufino Al-Andaluz, que pegou em armas contra os emires de Córdova e criou uma espécie de reino independente sediado em Badajoz até à instauração do califado de Córdova em 931.
A localidade foi conquistada aos muçulmanos por D. Afonso Henriques durante as campanhas de 1160/1166, tendo sido novamente tomada pelos mouros na contra-ofensiva de Almansor, em 1190. Em 1226, D. Sancho II dá foral à população e manda ampliar o castelo. Em 1299, D. Dinis disputa e apodera-se do castelo, que foi incluído no plano das suas reedificações militares e passou a ter uma grande importância estratégica nas guerras com castelhanos e espanhóis.
Tem como património o Castelo de Marvão, o Convento de Nossa Senhora da Estrela, a Cidade romana de Ammaia - ruínas romanas, as Caleiras de Escusa. É ainda de ter em conta o Museu Cidade Ammaia.
Fontes
Wikipedia; Vortex Mag
Imagens
www.tintazul.com.pt; www.premiumtours.pt