quarta-feira, 29 de abril de 2015

Parque Nacional da Peneda-Gerês

 O único parque nacional de Portugal é o Parque Nacional da Peneda Gerês (ou conjunto serrano Peneda-Gerês) e encontra-se localizado no extremo nordeste do Minho, estendendo-se até os Trás-os-Montes, indo desde a Serra da Peneda até à Serra do Gerês - daí a sua designação, em que os dois principais rios são o Rio Lima e o Rio Cávado.


Faz fronteira com a Galiza, abrangendo os distritos de Braga, Viana do Castelo e Vila Real, com uma área total que abrange 70.290 hectares (702,9 km2).



O Parque Nacional Peneda-Gerês está considerado pela UNESCO como Reserva Mundial da Biosfera e é uma das maiores atrações turísticas de Portugal, devido à sua rara e impressionante beleza paisagística e pelo valor ecológico, etnográfico e variedade da fauna (corços, garranos, lobos, aves de rapina...) e flora (pinheiros, teixos, castanheiros, carvalhos e diversas plantas medicinais). 


O parque inclui trechos da estrada romana que ligava Braga a Astorga, conhecida como Geira. Também aqui se situam dois importantes centros de peregrinação, o Santuário de Nossa Senhora da Peneda, réplica do santuário do Bom Jesus de Braga, e o de São Bento da Porta Aberta, local de grande devoção popular.

A vida nas localidades do interior do parque mantêm fortes raízes com a tradição portuguesa, e são de destacar: Castro laboreiro, Lindoso, Pitões das Júnias, Soajo, Vilarinho das Furnas, Fafião, Vale da Albergaria, Pincães, Xertelo.



Para o visitante são diversas as atividades possíveis, mas de destacar os diversos percursos que podem ser feitos e escolhidos: