sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Fado in Chiado

Segundo a sabedoria popular, o fado terá origem nos cânticos dos Mouros que permaneceram na Mouraria após a reconquista Cristã, no entanto não existem registos do fado antes do século XIX, fazendo com que esta explicação seja pouco provável. 
Outra teoria é de que o o termo vem do francês "fatiste" (poeta), podendo então ser uma degeneração da xacara. Finalmente, também se pensa que a origem do fado poderá vir da Modinha, tão popular nos séculos XVIII e XIX. Seja como for, o fado só passou a ser conhecido depois de 1840, nas ruas de Lisboa, e com o tempo passou a ser uma parte integrante não só da cultura lisboeta e nacional.
Já no século XXI, em Novembro de 2011, este estilo musical deixa de ser unicamente um património português para passar a ser considerado Património Oral e Imaterial da Humanidade, pela UNESCO.

E agora porque não conhecer um pouco mais o fado e ir ouvi-lo no centro da cidade de Lisboa?



Todos os dias (com exceção dos domingos), às 19h00, diversos artistas vão actuar no Cine Theatro Gymnasio,  situado na Rua da Misericórdia, nr 14, 2º andar.

www.fadoinchiado.com




quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

O matemático

Quinta-feira, dia de estreias nos cinemas, e como tal o M76 irá propor a sua escolha:


O Jogo da Imitação, um filme de Morten Tyldum, com Benedict Cumberbatch, Keira Knightley e Mattew Goode


Quando no inverno de 1952 as autoridades britânicas entraram na casa do britânico Alan Mathison Turing (1912-1954) para investigar um assalto e em vez disso, prenderam Turing por atentado ao pudor, nem todo o reconhecimento que havia pelo facto de ser  um dos maiores matemáticos de sempre, criptonista e herói de guerra, o pouparia à devastadora sentença  pela ofensa criminal de homossexualidade. 
A 8 de Junho de 1954, dois anos depois de iniciar um tratamento com injecções de hormonas femininas que provocam castração química (que preferiu à prisão), Turing foi encontrado morto na sua própria casa. A morte foi classificada como suicídio, embora muitos refutam essa conclusão.
Em Setembro de 2009, depois de uma campanha liderada por John Graham-Cumming, o primeiro-ministro Gordon Brown fez um pedido oficial de desculpas público em nome do Governo britânico, devido à maneira pela qual Turing foi tratado e, finalmente, a 24 de Dezembro de 2013, o matemático recebeu o perdão da rainha Isabel II.

Atualmente considerado um dos precursores da computação moderna, durante a Segunda Grande Guerra, foi considerado igualmente um dos heróis de guerra pelo desempenho que teve,juntamente com a sua equipa, na descodificação do código Enigma, que os nazis utilizavam para comunicar secretamente os planos de ataque, e que foi uma das grandes chaves para a vitória Aliada. Já durante o pós-guerra, Turing projectou um dos primeiros computadores programáveis no laboratório nacional de física do Reino Unido. Entre muitas outras coisas, os seus estudos serviram ainda para abrir portas a uma das questões mais pertinentes da tecnologia da actualidade: a possibilidade teórica da inteligência artificial.


Fonte: Público

quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

A cozinheira que não era chef

Morreu ontem Filipa Vacondeus, aos 81 anos, a mulher que nos habituámos a ver durante tantos anos a abrir o nosso apetite nas manhãs da RTP1.

Apesar de 14 livros de receitas publicados, Filipa Vacondeus não gostava que a chamassem de chef, considerando-se apenas uma cozinheira autodidacta. Numa entrevista para o jornal i, em 2010: «Sou uma dona de casa, ou uma leiga, que a única coisa que fez foi aprender com o tempo».

Nascida a 12 de Maio de 1933, Filipa Côrte-Real era proveniente de uma família muito tradicional, monárquica e católica, tendo iniciado a vida como hospedeira da TAP. Aos 35 anos casa com o jornalista José Vacondeus, e como gostava de cozinha abriu o restaurante de luxo em Alfama, o Cota de Armas. Mas o restaurante teve de fechar a seguir ao 25 de Abril. Depois do encerramento do restaurante o marido lembrou-se de anunciar que Filipa fazia "ceias de Natal a 1500$00". Foi nesta altura que começou a cozinhar para fora, mais tarde conheceu a jornalista Maria Elisa, e por convite desta iniciou aí a sua carreira televisiva.


sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

2015

O ano de 2015 chegou. Este vai ser mais um ano pleno de actividades e novidades, mas com a certeza de que vai ser positivo.


A todos o M76 deseja um excelente 2015!