sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Portugal - O melhor para turismo

Portugal foi eleito como o melhor país europeu para turismo pelo jornal USA Today, através do portal de viagens 10Best (uma divisão do USA Today).
O jornal lançou uma votação para escolher o Melhor País Europeu, e entre os vite países escolhidos pelos especialistas de turismo, Portugal foi a primeira escolha dos leitores.



"Muito subestimado, Portugal tem as características de um belo país europeu: aldeias de paralelepípedos sob as sombras de castelos medievais, parias ensolaradas, uma culinária tradicional deliciosa e muita história para explorar. Quer seja para nadar nas águas azul turquesa do Algarve, tomar um copo de vinho do porto num café do Porto ou ouvir o lamento melancólico de um fadista em Lisboa, a beleza discreta de Portugal torna-se óbvia." - 10best

Jorge Palma e Sérgio Godinho

Para os amantes das vozes clássicas da música portuguesa, este é um espetáculo a não perder.
Jorge Palma & Sérgio Godinho vão dar quatro concertos até 4 de Março, no espetáculo denominado "Juntos". 

Começou por ter uma apresentação no Coliseu dos Recreios e uma no do Porto, mas foi tal o sucesso que estes acabaram por marcar novas datas. Apesar de em Lisboa, já terem atuado ontem e a outra atuação estar marcada para hoje, no Porto serão recebidos nos dias 3 e 4 de Março.

A passagem de Jorge Palma & Sérgio Godinho - Juntos pelas salas de Lisboa e Porto dá-se na sequência da edição CD + DVD ao vivo, filmado no Theatro Circo de Braga.

Aos artistas juntaram-se outros como Nuno Rafael e Pedro Vidal (guitarras), Nuno Lucas (baixo), João Cardoso (teclas) e João Correia e Sérgio Nascimento (baterias e percussões).


Os preços vão de €15,00 a €40,00

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Aldeia de Santa Susana

www.raulbrancofotos.com
Santa Susana foi uma freguesia portuguesa (entretanto extinta em 2013 e agregada às Freguesias de Santa Maria do Castelo e Santiago para formar uma nova freguesia denominada União das Freguesias de Alcácer do Sal e Santa Susana, com sede em Santiago) de Alcácer do Sal, com 166,22 km quadrados e 353 habitantes (2011).
Com uma arquitectura tipicamente alentejana, a aldeia de Santa Susana destaca-se pela presença de casas caiadas de branco com a barra azul e grandes chaminés. Localizada entre duas ribeiras, afluentes da margem direita da ribeira de Alcáçovas, encontra-se distanciada da sede de concelho por 15 km.

www.raulbrancofotos.com
Na sua envolvência tem ainda a barragem do Pego do Altar, obra hidro-agrícola, mandada edifica durante o Estado Novo que, além de regar os arrozais do concelho de Alcácer do Sal, constitui um espaço de lazer e descanso.

http://gostodescooters.blogspot.pt

Quem visita Santa Susana não pode deixar de provar o mel, a açorda de alho, o ensopado de borrego, o achigã frito e as migas com carne de porco.




Fontes
wikipédia

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

Vila de Belmonte

Esta vila, terra de Pedro Álvares Cabral, encontra-se no Distrito de Castelo Branco, situando-se em plena Cova da Beira com ampla vista para a Serra da Estrela, tem cerca de 3100 habitantes.

A história da vila remonta ao século XII quando o concelho municipal recebeu foral de D. Sancho I em 1199, e encontra-se geralmente associada à própria história dos Cabrais e dos Judeus.

No entanto, a presença humana no local remonta a épocas muito anteriores. A Anta de Carias, os Castros de Carias e da Chandeirinha comprovam a longevidade da fixação humana na pré e proto-história. A Torre Centum Cellas e a Villa da Quinta da Fórnea também são testemunhas da presença romana na região.

Villa da Quinta da Fórnea

Já no século XIII, mostrando a vila o forte desenvolvimento, justificou a existência de duas Igrejas, a de São Tiago e a de Santa Maria, assim como de uma Sinagoga.

Sinagoga


Embora pertencendo à Coroa, o Castelo de Belmonte era administrado por um alcaide local e já desde 1398 que este cargo estava ligado aos Cabrais.

Igreja de Santiago e Panteão dos Cabrais
O primeiro alcaide foi Luís Alvares Cabral. Fernão Cabral, pai de Pedro Alvares Cabral, foi o primeiro alcaide-mor. Com ele se iniciou, no século XV, a época de maior destaque do Castelo e de Belmonte. Em 1510 D. Manuel I concedeu a Belmonte nova carta de foral. Nessa altura a comunidade de Belmonte era essencialmente rural, dependente da pecuária e da agricultura. A presença de Judeus favoreceu também a existência de algum comércio.
Em meados do século XVIII a população de Belmonte contava já com cerca de 1416 habitantes.
Com a reforma administrativa de 1855, o Concelho de Belmonte foi alargado pela incorporação de Caria.
Mas a 7 de Dezembro de 1895 este concelho foi extinto, tendo as suas freguesias sido anexadas à Covilhã. Apenas três anos depois foi restaurado o Concelho de Belmonte.

Castelo de Belmonte

A comunidade de Belmonte abriga um importante facto da história judaica sefardita, relacionado com a resistência dos judeus à intolerância religiosa na Península Ibérica.
No século XVI, aquando da expulsão dos mouros da Península Ibérica, e da reconquista das terras espanholas e portuguesas pelos Reis católicos e por D. Manuel, foi instaurada uma lei que obrigava os judeus portugueses converterem-se ou a deixarem o país.
Muitos deles acabaram abandonando Portugal, por medo de represálias da Inquisição. Outros converteram-se ao cristianismo em termos oficiais, mantendo o seu culto e tradições culturais no âmbito familiar.
Um terceiro grupo de judeus, porém, tomou uma medida mais extrema. Vários decidiram isolar-se do mundo exterior, cortando o contacto com o resto do país e seguindo suas tradições à risca. Tais pessoas foram chamadas de "marranos", numa alusão à proibição ritual de comer carne de porco. Durante séculos os marranos de Belmonte mantiveram as suas tradições judaicas quase intactas, tornando-se um caso excepcional de comunidade cripto judaica. Somente nos anos 70 a comunidade estabeleceu contacto com os judeus de Israel e oficializou o judaísmo como sua religião.
Em 2005 foi inaugurado na cidade o Museu Judaico de Belmonte, o primeiro do género em Portugal, que mostra as tradições e o dia-a-dia dessa comunidade.

Locais de referência
  • Antigo Paços de Concelho
  • Câmara Municipal de Belmonte
  • Capelas de Santo António e do Calvário
  • Castelo
  • Centum Cellas
  • Ecomuseu do Zêzere
  • Estátua de Pedro Álvares Cabral
  • Igreja de Santiago e Panteão dos Cabrais
  • Igreja Matriz
  • Mudeu dos Descobrimentos
  • Museu Judaico
  • Pelourinho
  • Sinagoga
  • Solar dos Cabrais
  • Villa da Quinta da Fórnea




Fontes
https://pt.wikipedia.org/wiki/Belmonte_(Portugal)
http://www.aldeiashistoricasdeportugal.com/belmonte

Imagens: Google