A aldeia de Foz d'Égua pertence à freguesia do Piódão, na Serra do Açor.
Nesta pequena aldeia que é caracterizada pelo seu aspecto rural serrano, e cujas casas típicas de xisto e lousa, se encontram rodeadas por uma natureza quase em estado puro, rica em espécies de fauna e flora que encontram na região o seu habitat natural, encontra-se a confluência das ribeiras de Chãs com a do Piódão, que formam uma piscina natural, cujas águas que de inverno correm abundantemente, mas de verão secam praticamente, e correm em direção ao rio Alvôco.
À entrada da aldeia o visitante depara-se com uma ponte suspensa feita de cordas, arame e madeira, construída pelos proprietários. Após a travessia desta, encontram-se as históricas pontes de pedra em bom estado de conservação devido ao seu restauro. A ser restaurada, também para breve, encontra-se, no cimo da encosta, uma pequena capela.
As origens da aldeia perdem-se no tempo, pois conforme confirmam as pinturas rupestres, esta região já era habitada no Neolítico e Idade do Bronze, as quais foram encontradas na zona da aldeia de Chãs d'Égua. Pensa-se que o próprio topónimo de Chãs d'Égua vem da época da ocupação romana, pois na altura eram criadas na área as éguas destinadas a serem atreladas nos carros de desporto e combate.
Fontes: Vários (Google)