quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Bruxas à Solta na Cidade

No passado já publicámos um artigo a falar das iniciativas dos comerciantes e outros serviços de se unirem e em determinadas ocasiões ficarem abertos e criarem iniciativas numa tentativa de revitalizar as áreas e aumentar o público. Essas iniciativas têm-se expandido, e desta vez foi a Av. Almirante Reis e a R. Morais Soares que aderiram à iniciativa. Apesar de nem todos aceitarem o desafio de A Maluquinha de Arroios (associação nascida com o objectivo de revitalizar as ruas comerciais junto à Praça do Chile) de se manterem abertos até mais tarde  e celebrarem a Noite das Bruxas, mas os que aderiram ao Halloween Night Lisbon acreditam na possibilidade de inverter a situação actual e voltar a dar brilho àquela que é uma das zonas mais comercias de Lisboa, onde se juntam diversas culturas e diversos tempos.

Entre as diversas actividades, encontra-se a eleição das seis melhores caracterizações para o Halloween, sendo o prémio um jantar.

Devido a este evento o trânsito na  Av. Almirante Reis estará fortemente condicionado entre as 19h00 e as 24h00, no troço Almirante Reis - Rua Pascoal de Melo.

Ficam todos desde já convidados!


segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Escritório disponível a partir de Dezembro...

Este escritório de 16 m2 estará à sua disposição a partir de Dezembro...


Este gabinete estará disponível para si a partir de Dezembro e pronto a funcionar, só precisa trazer seu computador e os seus papeis...

O valor do gabinete já inclui:
- Mobiliário para um posto de trabalho (mas podemos colocar mais 1 caso precisem)
(1 secretária, 1 bloco de gavetas, 1 armário, 1 cadeira rodada c/braços e 2 cadeiras de apoio)
- 1 linha telefónica já instalada, atendimento telefonico (nº. geral ou personalizado)
- Consumo de Eletricidade, Água, Ar Condicionado
- Limpeza diária
- 3 horas de salas de reuniões/ mês (não acumuláveis de mês p/ mês)
- 2 idas semanais aos correios
- Internet
- Recepção e atendimento

Porque espera?

sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Pedra e Betão

O M76 convida desta vez a um passeio no Porto, nomeadamente ao museu da Cooperativa de Produção dos Operários Portuenses.
 


Em 2013 a Faculdade de Belas-Artes da Universidade do Porto decidiu "reactivar" o complexo da Cooperativa dos Pedreiros e que no dia 25 de Outubro inaugurará a exposição Technical Unconscious, parte da efeméride do centenário da instituição, fundada em 1914 por um grupo de dez operários especializados, que se encontravam na altura envolvidos na construção da Estação de São Bento.
 

 
 
 
O grupo deixou a sua marca por toda a cidade, dizendo-se mesmo que a construiu, tendo ainda exportado trabalhadores para todo o mundo.

 
 
 
Em 1977 a Cooperativa transferiu-se para Leça do Bailio, deixando a memória na torre da Rua D. João IV, especializando-se então em revestimentos e aplicações de granitos e mármores.
 
 
 
Fonte: Público

quinta-feira, 16 de outubro de 2014

A arte do barro

Hoje iremos falar de outras tradições, que nos levam até ao Alto Alentejo, com bastante destaque Nisa.

Desta região sobressai a olaria pedrada, arte antiga que se liga ao transporte e conservação da água, mas não existem estudos que consigam definir a sua origem geográfica e temporal, o que se sabe é que este tipo de olaria se encontra nesta região do Alto Alentejo, em Estremoz (vila a 84 km de Nisa) e na região contigua da Alta Estremadura espanhola.

São usados dois tipos de barro, o barro branco e o barro preto, e ainda pode ser
usado o barro vermelho para o acabamento da peça. Na decoração, frequentemente com motivos florais, é usado fragmentos de quartzo branco proveniente principalmente da Serra de S. Miguel.

A partir da década dos anos 60 do século XX assistiu-se a uma maior procura deste tipo de olaria com objectivos mais decorativos e simbólicos do que propriamente utilitário, pois Nisa era um ponto de paragem principal para quem viajava entre Lisboa e a Beira Interior. Esta nova procura fez com que houvesse uma adaptação no tipo de peças executadas, quer na sua decoração.




quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Popeye, o marinheiro




Quem não se lembra de na juventude ter visto os desenhos animados (ou da banda desenhada) do marinheiro mais famoso de todos, Popeye, e da sua elegantérrima namorada, Oliva Palito e o seu eterno inimigo Brutus?

Agora o Marinheiro ganhou mais vida, ao passar para os palcos no Teatro Villaret, com estreia em Outubro, ficando em cena até 21 de Dezembro, todos os sábados e domingos às 11h00.


Uma peça a não perder pelos mais novos e pelos graúdos.


Personagem clássico da banda desenhada, criado a 17 de janeiro de 1929 por E.C. Segar, teve adaptação para os desenhos animados em 1933 pelos irmãos Dave e Max Fleischer. 
Em eterna proteção da sua namorada, Olívia Palito contra o rival Brutus. 
Quando come espinafres, torna-se confiante e forte, pronto para vencer qualquer desafio.