terça-feira, 26 de agosto de 2014

As sete saias de Nazaré

Nazaré para além da sua beleza natural, é rica em cultura e tradições (já para não falar do peixinho fresco).
Muito conhecida, é a tradição das sete saias usadas pelas mulheres locais.



Este traje local, composto por sete saias brancas e de cor, rematadas a crochet ou rendas, finalizadas em pano escocês, caxemira, tirilene plissado ou de chita azul com barra de veludo, dependendo se a finalidade é uma festa ou trabalho.



Nesta terra piscatória, emersa em lendas, as sete saias simbolizam as sete virtudes, os sete dias da semana, as sete cores do arco-íris ou as sete ondas do mar. As nazarenas esperavam os maridos e filhos, da volta da pesca, sentadas no areal da praia, fazendo com que passassem aí muitas horas de vigília.


Também há quem diga que as sete saias as ajudavam a contar as ondas do mar, e outros, que que simplesmente as ajudavam a ficar mais resguardadas do frio.


terça-feira, 19 de agosto de 2014

Festivais

Os últimos anos têm assistido a uma maior popularidade dos festivais, com um aumento nas dimensões, variedade e adesão, abrangendo Portugal inteiro.
Os festivais são uma óptima forma de descontrair, passar um bom bocado com os amigos e aproveitar os dias e noites de Verão, ouvindo e participando nas novas tendências, cujas actividades atraem os mais jovens e os não tão jovens.

O Verão já vai a meio, mas os festivais estão sempre aí. Com ofertas de todos os preços, iremos mostrar as ofertas de Agosto. É só escolher o seu.



De 20 a 24 de agosto na Figueira da Foz.
Custo*: 25 a 40 Eur.

De 20 a 23 de agosto nas margens do Rio Taboão, Paredes de Coura.
Custo*: 80 Eur.

terça-feira, 12 de agosto de 2014

Cinema Emblemático

Depois do fecho do Cinema Londres, o Cinema São Jorge continua como um dos últimos sobreviventes.

Considerado um dos cinemas mais prestigiados de Portugal, o Cinema de São Jorge localiza-se na Avenida da Liberdade, em Lisboa. Nas três salas, com capacidades que vão das 100 às 827 pessoas, é possível encontrar, para além do cinema, espectáculos de dança, teatro e outros.

O cinema mais emblemático de Lisboa, teve a sua inauguração em 1950, tendo o Projecto sido da autoria exclusiva de Fernando Silva, o qual lhe valeu o Prémio Municipal de Arquitectura em 1951.


Em exibição:

Até 24 de Agosto encontra-se em exibição no Cinema de São Jorge "Gisberta", um espectáculo comovente, baseado em factos reais. 
Rita Ribeiro interpreta a história ficcional de "Angelina", mãe da transexual "Gisberta", que foi morta de forma atroz em 2006, na cidade do Porto, que num monólogo mostra as dificuldades em aceitar a diferença do "seu menino".
De autoria do encenador Eduardo Gaspar.






Fontes: wikipédia, Público; Cinema São Jorge e Jornal de Notícias

terça-feira, 5 de agosto de 2014

Os outros portugueses

Quando pensamos em "portugueses", lembramo-nos dos homens e mulheres que habitam Portugal e, quanto muito, também dos emigrantes espalhados por esse mundo fora. No entanto, os habitantes de Portugal não se limitam à nossa espécie. Hoje iremos mostrar a fotografia de alguns dos nossos outros compatriotas.


Águia Real
Habitante das Serras do Alvão e do Marão, Alto Douro, Nordeste Transmontano, Tejo Internacional e Bacia do Guadiana.
Estado: em perigo



Abutre Negro
Habitante do Tejo Internacional e região de Barrancos.
Estado: Criticamente em perigo.


sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Natureza capturada



De 11 de Julho até 13 de Outubro encontra-se aberta diariamente, das 09h30 às 20h00, a Exposição "International Garden Photographer of the Year" onde são expostas 39 fotografias de árvores que cairam na Serra de Sintra e que a Parques de Sintra aproveitou. 

Com várias categorias  “Beautiful Gardens” (Jardins Belos), “Bountiful Earth” (Terra Generosa), “The Beauty of Plants” (A Beleza das Plantas), “Trees Woods Forests” (Árvores Bosques Florestas), “Wildflower Landscapes” (Paisagens Silvestres), “Wildlife in the Garden”(Vida Selvagem no Jardim) e “Parques de Sintra” (categoria para premiar as melhores imagens captadas em Sintra), esta é uma exposição onde o belo e o natural se encontram.




E porque não aproveitar e fazer uma visita ao Palácio de Monserrate?



O Palácio de Monserrate encontra-se inserido no Parque de Monserrate, em São Martinho, Sintra. Projectado pelo arquitecto James Knowles, por ordem de Sir Francis Cook, visconde de Monserrate, teve
a sua construção em 1858. Já os jardins foram entregues ao pintor William Stockdale, ao Botânico William Nevil e ao mestre jardineiro James Burt.
O Palácio combina influências góticas, indianas e sugestões mouriscas, assim como motivos exóticos e vegetalistas.

Construído sob as ruínas da mansão neo-gótica do comerciante inglês Gerard de Visme, este palácio é um exemplar do Romantismo português.
Depois de ter sido a residência de Verão da família Cook, o palácio foi colocado à venda durante a década de 1920, e acabou por fazer parte do património estatal em 1949.
Desde 1978 que é considerado Imóvel de Interesse Público.





Fontes: Parques de Sintra e Wikipédia